pten

Uma semana de muito debate, reflexões e construção coletiva no ICT. O campus organizou mais uma edição do Seminários Multidisciplinares, com a presença da ex-reitora da instituição, a Profª Drª Soraya Soubhi Smaili, e sediou uma das audiências públicas para a construção da Política de Comunicação da Unifesp.

Realizado no último dia 18 de agosto pela Câmera de Extensão e Cultura da Unifesp de São José dos Campos, o seminário com a ex-reitora Drª Soraya Smaili foi uma oportunidade para contextualizar a nossa comunidade acadêmica sobre o panorama atual em relação aos investimentos em ciência e tecnologia (C&T) no Brasil. O evento, mediado pelos professores Luciane Capelo e Elbert Macau, alertou sobre a queda dos dispêndios das Universidades Públicas e das fundações e agências de fomento, como a Capes, e os recursos cada vez mais escassos para a realização de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) no País.

Apesar do cenário de dificuldade para a produção científica e tecnológica no Brasil, ainda mais agravado pela pandemia, a professora Soraya divulgou algumas pesquisas realizadas pela Unifesp para o combate ao novo Coronavírus. Sobre perspectivas futuras, a convidada apresentou o Sou Ciência, projeto para fortalecer a conexão entre universidade, ciência, sociedade e Estado. O Seminário foi gravado e está disponível na página dos Seminários Multidisciplinares do ICT no Youtube, no link https://www.youtube.com/watch?v=hnItiWmYJlI&t=153s.

No dia 25 de agosto foi a vez do ICT debater propostas a serem incorporadas na nova Política de Comunicação da Unifesp. As audiências públicas serão realizadas em todos os campus da instituição durante o mês de agosto, com a participação da comunidade acadêmico-administrativa e sociedade. O encontro foi mediado por Ana Lúcia da Silva Beraldo, representante do ICT na Câmara Técnica de Comunicação Social, e contou com apresentação do professor Alvaro Luiz Fazenda, vice-diretor acadêmico do ICT, e esclarecimentos dos professores Franklin Valverde (visitante) e Walter Teixeira Lima Junior (Departamento de Comunicação Institucional, DCI-Unifesp).

Quem não participou ainda pode colaborar com a construção da nova Política de Comunicação. Basta acessar o site politicadecomunicacao.unifesp.br e inserir sua proposta ou sugestão no Fórum on-line. No mesmo endereço é possível consultar todos os materiais já elaborados sobre a importância da elaboração de uma Política de Comunicação coletiva e participativa e quais são os principais pontos que o documento oficial irá abarcar.