pten

Para os nativos digitais, comunicação é uma necessidade, porém, em ambiente acadêmico, a dificuldade de expressão e de argumentação muitas vezes mostra-se deficitária e exige intervenções. Essa foi a origem do Projeto de Extensão HeadTalks15, iniciativa protagonizada pelos próprios alunos, visando aprimorar a habilidade de se comunicar sem deixar de lado o aparato tecnológico.

O HeadTalks consistia em abrir espaço para que alunos, técnicos e docentes do ICT se inscrevessem, tendo sua pauta aberta de modo a contemplar diversas demandas dos diferentes grupos que constituem a Universidade, em até 15 minutos. Isso permite desenvolver a comunicação por meio da produção de conteúdo livre, propagação de conhecimento e troca de ideias.

Essa antiga dinâmica do HeadTalks permite não só o aprimoramento da habilidade de comunicação como também permite a compreensão de fenômenos, o exercício crítico perante situações-problema e a construção de argumentação.

Com o tempo, percebeu-se que alguns pontos e temáticas são inviáveis para a explanação de 15 minutos e dessa necessidade surgiu o HT Convida. Sua pauta é definida por temas efervescente do cenário político, econômico, social e cultural e a partir disso, convida-se um especialista no assunto para oportunizar aos jovens universitários informação de qualidade para que possam autonomamente construir seus pontos de vista com embasamento e não como meros ecos de informações sem embasamento cuja oferta é imensa em redes sociais. Com a finalidade de compartilhar a oportunidade de aprendizado, o HT utiliza as redes sociais como principal ferramenta para convidar o público para seus eventos e também para socializar o material (debate) através da postagem dos vídeos, pois todos os encontros são filmados e disponibilizados.

O fato da pauta do HeadTalks ser dinâmica e aberta à comunidade permite com que todos se sintam representados, pois o canal de comunicação é democrático, bastando a inscrição. O HeadTalks visa promover a comunição, difundir ideias e aproximar a sociedade da Universidade e da ciência por meio de eventos, ações de midiativismo e conteúdo online.

 Desde o final de 2014, quando as atividades tiveram início as principais temáticas foram: “comunicação”, “meio ambiente”, “empreendedorismo”, “tecnologia na educação”, “gamificação na educação”, “relacionamentos no século XXI”, “carreira certa por caminhos tortos”; “fotografia”, “ajuste fiscal”, “experiência no Ciência sem Fronteiras”; “greve, igualdade, solidariedade”, “Universidade e feminismo” e “hipocrisia ideológica”. O HT Convida é o produto mais novo do Head Talks e até o momento ocorreram quatro eventos, onde foram pauta: “o desastre de Mariana”; “as ondas gravitacionais”, “a Reforma Política e a Lei 10639” e a “Cultura Afrobrasileira na Universidade”.

Além do HT15 e HeadTalks Convida, o HeadTalks tinha algumas novas propostas. O HeadTalks Social, que visa promover ações culturais e sociais voltadas para a comunidade acadêmica e local. Com o objetivo de difundir ideias e conhecimento, o HTSocial busca por meio de aulas públicas, documentários, conferências, festivais, intervenções, campanhas, entre outros, atingir a comunidade e participar construtivamente do processo civilizatório da mesma. O HeadTalks Music visa levar ao público, por meio de vídeos curtos de 5-7 minutos,  música produzida pela comunidade acadêmica ou local. Nos vídeos, os participantes tocarão 1 ou 2 músicas em locais inusitados da cidade e poderão fazer comentários. O HeadTalks Scientia é composto por vídeos de 3-5 minutos de duração, com uma linguagem tangível e um formato didático e artístico, de modo a atrair o público leigo e promover divulgação científica, voltado para a comunidade, promovendo acesso à informação científica e a horizontalização do conhecimento, difundindo o que é pesquisado dentro da universidade. O HeadTalks escola objetiva promover palestras e mini cursos em escolas públicas, inserindo esses alunos no projeto e incentivando que os mesmos participem, organizem, promovam e produzam os eventos entre si, tornando-o auto sustentável. E, por fim, o HeadTalks Resenha, que se trataria de um livre canal para a produção textual, que visa estimular a produção de textos e a difusão de ideias e opiniões. Todo esse material seria pensado, filmado e produzido para ser compartilhado no site e redes sociais.

A história do HeadTalks não se limita ao seu passado; é uma narrativa em constante evolução. Agora, à medida que o HeadTalks retorna, ele encontra um novo lar no Meta Observatório. Este é um passo empolgante, pois o programa ganha uma nova dimensão. Através do Meta Observatório, o HeadTalks não apenas continuará a aprimorar as habilidades de comunicação dos estudantes, mas também se tornará uma ferramenta de comunicação entre a universidade e a comunidade em geral, retomando as propostas originais do projeto.

Acesse a Conversa Completa