A vocação tecnológica e científica do campus da Unifesp de São José dos Campos de certa forma reflete nas ações e atividades que são desenvolvidas neste Observatório, criado em julho de 2020. Soma-se a essas características a proposta interdisciplinar do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT), curso de ingresso dos discentes da graduação, e a aproximação com um dos maiores e mais atuantes parques tecnológicos do País. O resultado dessa singularidade sistêmica entre universidade, C&T, sociedade e empresas é um impulso por inovação. Neste sentido, o Observatório Institucional do ICT, além de propor a avaliação dos impactos sociais e científicos do Campus e auxiliar a traçar um perfil sobre nossa comunidade acadêmica, também tem a missão de ser um interlocutor com mais esses agentes externos: as firmas já consolidadas na região e a rede de inovação do Vale do Paraíba, formada por startups, empresas incubadas e institutos de pesquisa.
O Observatório Institucional do ICT-Unifesp é um espaço de análise dos impactos científicos, sociais, políticos, econômicos, ambientais e territoriais do campus, bem como as repercussões socioespaciais da sua implantação e consolidação diante dos processos de transformação urbana, modo de vida e formas de sobrevivência da população local, frente às políticas públicas estabelecidas para a região, em resposta aos novos desafios e oportunidades da competição econômica global
Objetivos
- Fortalecer a natureza multidisciplinar e participativa do ICT junto à comunidade por meio da pesquisa e divulgação de sua história, tendo como foco os profissionais que contribuíram para essa jornada e os que dela ainda participam.
- Sistematizar a análise e publicação de informações sobre o ICT à comunidade e estabelecer um canal de comunicação aberto com ela.
Atuação
- Perspectiva histórica: da ideia de criação à consolidação do ICT
- Avaliação dos impactos científicos, sociais, ambientais e econômicos decorrentes da implantação