pten

A memória, quando vista como uma forma de organização e não meramente como uma rememoração passiva, possui o poder de construir mapas afetivos e intelectuais tanto das experiências individuais quanto das coletivas. É por meio dessa perspectiva que buscamos desenvolver a narrativa histórica coletiva do ICT/UNIFESP.

Para atingir esse objetivo, adotamos a Tecnologia Social da Memória, uma metodologia concebida em 2009, que visa estabelecer métodos eficazes para a coleta, armazenamento e sistematização de narrativas que compõem a história de grupos,movimentos e comunidades. Essa abordagem se desdobra em três fases: construção, organização e socialização das histórias.

Através desse processo, conseguimos identificar marcos reveladores presentes nessas narrativas, os quais formam uma linha do tempo composta por eventos históricos relevantes. No Observatório do ICT, essa linha do tempo já está disponível em nosso site e está em constante evolução, alimentada não apenas pela equipe de comunicação do OI-ICT, mas também pelos processos contínuos de coleta e sistematização.

Como parte dessas etapas, o Observatório Institucional do Instituto de Tecnologiada Unifesp, OI-ICT, teve como meta, nos anos de 2021 e 2022, a coleta de depoimentos,documentos, histórias e memórias pessoais relacionadas às interações entre o depoente e a Unifesp. Essa iniciativa abrange indivíduos que, em qualquer momento e de qualquer maneira, interagiram com a Unifesp, além dos resultados provenientes dessas interações.

Como resultado final dessas memórias, buscamos criar um acervo acessível ao público e aberto à comunidade para fins de pesquisa. Contudo, enquanto este acervo ainda está em construção, planejamos divulgar periodicamente trechos dessas memórias contadas por docentes e outros personagens relevantes para a história do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da Unifesp em São José dos Campos, em intervalos semanais a quinzenais.